Sobre protocolos de transfer ncia de dados
Um protocolo de transferência de dados é um formato padronizado para transmissão de dados entre dois dispositivos. O tipo de protocolo usado pode determinar variáveis como o método de verificação de erros, o método de compactação de dados e as confirmações do final do arquivo. Se todas as redes fossem construídas da mesma maneira e todo o software e equipamento de rede se comportasse de maneira similar, somente um protocolo seria necessário para lidar com todas nossas necessidades de transmissão de dados. Na realidade, a Internet inclui milhões de redes diferentes executando uma ampla variedade de combinações de hardware e software. Como resultado, a capacidade de transmitir de maneira confiável o conteúdo de mídia digital para clientes depende de um conjunto de vários protocolos com uma boa engenharia. Os protocolos usados para transmitir conteúdo baseado no Windows Media são:
Protocolo RTSP
HTTP
O Windows Media Services gerencia o uso desses protocolos usando plug-ins de protocolos de controle. O plug-in do protocolo de controle recebe a solicitação do cliente de entrada, determina a ação indicada pela solicitação (por exemplo, iniciar ou parar a transmissão), traduz a solicitação em uma forma de comando e passa o comando para o servidor. Os plug-ins de protocolo de controle também podem retornar informações de notificação para os clientes, se houver uma condição de erro ou uma alteração do status. O Windows Media Services inclui os plug-ins Protocolo de Controle de Servidor RTSP do WMS e Protocolo de Controle de Servidor HTTP do WMS.
Enquanto os plug-ins de protocolos de controle lidam com a troca de dados de alto nível, os protocolos de rede básicos como UDP e TCP são usados para gerenciar tarefas mais fundamentais como a conectividade da rede e a correção de erros de pacotes. O protocolo RTSP é usado junto com os protocolos UDP ou TCP.
A figura a seguir mostra como o Windows Media Services usa protocolos diferentes