Sobre musicas
DE
ARTES
ESCOLA ESTADUAL COUTO MAGALHÕES
Lorena Barbosa, Andrisleia, Leandra, Myllena
Tema do Trabalho ‘’ Ritmos e suas origens ‘’
Campinápolis – MT
08/04/2014
História do Funk
O Funk é um estilo bem característico da música negra norte-americana, desenvolvido por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceo e Melvin Parker. Para especialistas da boa música, o funk não passa de uma apologia ao crime, e não pode ser considerada como musica, mas sim, ruído eletrônico ou lixo eletrônico, sem qualquer sentido de letra, melodia ou som.
O funk conhecido no Brasil é originário das favelas do Rio de Janeiro e iniciou na década de 80. Embora o seu nome seja igual ao funk praticado nos EUA, os ritmos são totalmente diferentes. Essa mudança aconteceu na década de 70, quando os DJ`s que tocavam os bailes nas favelas, procuraram adicionar um pouco do ritmo da música negra ao black, soul e o próprio funk americano que tocava nos bailes da época.
A partir da década de 80 os bailes funks começaram a sair das favelas, e se espalharam por todo o Rio de Janeiro. As letras das músicas falavam do cotidiano do povo, a maioria pessoas pobres. Como os bailes eram freqüentados por várias comunidades, muitas vezes surgiam brigas entre estas, o que acabou gerando muitas músicas com temas de paz.
Já na década de 90, o funk era uma realidade no Rio de Janeiro e começava a se espalhar aos poucos para outros lugares do país. Gritos de guerra como “Uh, tererê” e “Ah eu to maluco” viraram moda. Em 1996 a duplo Claudinho e Buchecha estourou com a música “Conquista”, botando de vez o funk entre os gêneros mais tocados nas rádios de todo o país.
No começo dos anos 2000, nomes como o Bonde do Tigrão fizeram um grande sucesso, participando quase que semanalmente de programas como o Domingo do Gugu, no canal SBT. Nessa época, as letras tinham um apelo sexual muito grande. Já no meio da década