sobre igreja
É difícil precisar o surgimento da Umbanda com uma religião, pois existem várias correntes que afirmam as mais diferentes variantes. A umbanda é uma religião surgida no Brasil, de caráter espiritualista, tem sua base e fundamento de sua doutrina no rito Kardecista e no culto africano, da qual herdou o nome de seus orixás, alguns ritos e materiais de culto, mas também engloba elementos do Catolicismo (santos, rezas) da doutrina de Kardec (reencarnação, conceitos de evolução espiritual e dogmas morais), da cultura oriental (defumação, incenso, cabala) e também da cultura indígena (cablocos, nomes), dessas cinco bases surgiu a Umbanda.
A data de seu surgimento ainda é imprecisa, uma grande corrente afirma ter sido com Caboclo das Sete Encruzilhadas, incorporado pelo médium Zélio de Moraes, na cidade de Niterói – Rio de Janeiro, a 15 de novembro de 1908. Entretanto verifica-se ai uma umbanda totalmente influenciada e moldada na doutrina de Kardec, o que seus seguidores a chama de Umbanda Branca, sem tambores rituais, etc. Pois seu fundador é remanescente do Kardecismo, muitas casas seguem sua corrente.
Outra corrente afirma que Umbandomblé (Umbanda + Candomblé) a antiga “Macumba Carioca” que desceu o morro e veio para o asfalto, seria um afro mais simples, além de usar uma linguagem nacional. Essa toca tambores, e segue uma ritualística mais africana, muito embora de uma forma mais leve, outros tentam localiza-la nas velhas religiões.
Como toda religião revela as leis do mundo moral e tem mesmo principio que é Deus. A umbanda tem seu maior nome, Oxalá, que na umbanda não tem filho , mas é pai de todos e nem tem culto organizado, é uma religião espiritualista, pois crê que em nós nem tudo é material, nem tudo é corpo existindo algo mais, vida após a morte física.Hoje em dia, a umbanda é uma realidade brasileira, professada por mais da metade da população, reverencia alguns orixás do povo de nagô e tem certa aproximação com cultos de Angola e Congo.
A