Sobre durkheim
1 - Por que a sociologia nasce no período histórico denominado modernidade? Explicite sua resposta, tendo em vista as mudanças ocorridas no referido período.
A sociologia nasce no período na modernidade por ser este o momento mais propício para o seu surgimento, já que as crises de transição ideológica e social da Idade Média para a Idade Moderna, responsáveis pela instabilidade e caos da época, exigiram a criação de uma ciência que desse conta de compreender e explicar os conflitos com os quais os homens se deparavam. Além disso, o racionalismo , o iluminismo e o empirismo, correntes de pensamento que deram origem ao cientificismo e, conseqüentemente promoveram a concepção da sociologia, borbulhavam suas teorias naquele momento, o que evidenciava a necessidade de uma ciência que contribuísse para a compreensão da dissolução dos valores anteriormente aceitos e da probabilidade de uma tentativa de reorganização em busca de um novo equilíbrio social.
2 – Como Durkheim explica a possibilidade de coesão nas sociedades modernas? Explicite sua resposta, tendo em vista a problemática do individualismo e o papel do Direito.
Para Durkheim, a possibilidade de coesão na sociedade moderna se dá, principalmente, através da divisão do trabalho, quando a consciência comum perde seu lugar para a consciência individual exaltando, assim, as diversidades humanas e o individualismo. Com essa divisão e especialização do trabalho, a sociedade perde o controle das funções dos seus membros; é aí que entra o direito, como regulador das atividades humanas, utilizando-se da criação de leis e órgãos cada vez mais eficazes a fim de evitar que a coesão social seja fragilizada, assegurando, dessa forma, a ordem e o estado de paz na sociedade.
3 – O que caracteriza a anomia, segundo Durkheim?
A anomia, para Durkheim, é a inexistência ou a ineficiência das normas; uma indeterminação jurídica, gerada pelos comportamentos individualistas freqüentes na modernidade,