Sobre Direitos Humanos
A Revolução Francesa contribuiu para o fim do Antigo Regime, e as inovações trazidas por ela foram muito difundidas na Europa. A Revolução Francesa deu origem a dois fenômenos importantes: o sufrágio universal e os movimentos sociais. O que propiciou o surgimento desses fenômenos foi a principal conquista da revolução a garantia dos direitos políticos.
Os direitos políticos e as liberdades constituem a chamada primeira geração de direitos: os direitos de liberdade. Os direitos de igualdade formam a segunda geração de direitos. A terceira geração dos direitos reúne os chamados direitos da fraternidade. Podemos notar que estas gerações se identificam com os princípios da Revolução Francesa. Para alguns autores como Bobbio e Bonavides existe uma quarta geração que seria a dos direitos da universalidade (QUERIQUELLI e DEMO, 2010). Bobbio (1982 apud. MÉNDEZ, 2004, p. 09) afirma que:
a Declaração [Universal dos Direitos Humanos] conserva um eco de tudo isso porque os homens, de fato, não nascem livres nem iguais [...] a liberdade e a igualdade dos homens não são um dado de fato, porém um ideal que deve ser perseguido; não uma existência, porém um valor; não um ser, mas um dever [...].
Para Gouveia (2013) os direitos humanos “são espaços de luta” isso significa dizer que há injustiça e desigualdade em uma dada