Sob A névoa da guerra
RESENHA CRÍTICA SOBRE O DOCUMENTÁRIO “SOB A NÉVOA DA GUERRA”.
MARTINA CARVALHO,
JOÃO PESSOA,
03/07/2013
O documentário “Sob a Névoa da Guerra” (cujo título original é The Fog of War), foi filmado em 2003 pelo diretor Errol Morris. O longa foi premiado, em 2004, com o Óscar de melhor documentário. Apresenta uma estrutura de gravação bastante simples (consiste em uma entrevista, que foi incrementada com fotos, conversas ao telefone, manchetes de jornais e uma trilha sonora perfeitamente adequada às cenas), mas capaz de seduzir o espectador dos primeiros aos últimos minutos.
O entrevistado é Robert S. McNamara, ex-ministro de defesa dos Estados Unidos no ínterim de 1961 a 1968 (governos de Kennedy e Johnson), que compreende três acontecimentos de extrema relevância para a história: o bombardeio em Tóquio, durante a Segunda Guerra Mundial; a Crise dos Mísseis, em Cuba; e o começo da guerra do Vietnã. Também faziam parte de seu currículo os cargos de Presidente da Ford (primeiro que não fazia parte da família a assumir a função) e do Banco Mundial.
McNamara concedeu essa entrevista aos 85 anos de idade, fato que despertou em mim certa admiração, pois a eloquência de seu discurso (somada à sua inteligência e ao seu bom humor) conseguiu refletir o grande homem que ele foi. Ele raciocinava de forma brilhante, o que lhe permitia ser bastante competente em qualquer área em que se dispusesse a trabalhar.
No desenvolver do documentário, McNamara compartilha conosco onze lições que considera importantes para nortear guerras e conflitos. Torna-se interessante observar que ele não apenas as constrói em época de guerra, mas também em seu cotidiano. Abaixo segue a lista e, mais adiante, farei um breve comentário sobre aquelas que mais me chamaram a atenção.
1. Cause empatia no seu inimigo;
2. A racionalidade não nos salvará;
3. Existe algo além de si próprio;
4. Maximizar a eficiência;
5. A