SOARES SETEMBRO2014 3EXERCICIODETOXICOLOGIA 20150330 Alexsandro Vieira Soares
658 palavras
3 páginas
Nome: Alexsandro Vieira SoaresTurma: Engenharia De Segurança Do Trabalho – Setembro 2014
Data: 30/03/2015
EXERCÍCIOS DE TOXICOLOGIA
1) Qual a diferença entre o termo intoxicado e infectado?
Resposta
O termo intoxicado é a manifestação clínica e/ou laboratorial dos efeitos adversos de uma determinada substância interagindo com o organismo vivo. Já o termo infectado é uma contaminação, produzindo uma infecção, com ou sem a interação com o organismo vivo.
2) Considerando que a DL100 de uma substância elimina 100% da população de amostra, e que a DL50 elimina 50% da população de amostra. Pergunto: a dose para provocar a morta numa DL20 é maior ou menor que a DL50 e DL100? Justifique sua resposta.
Resposta
Menor, pois é realizada uma comparação entre a mesma substância e a mesma concentração.
3) Considerando que a DL50 de uma substância é de 2mg/kg, qual a dosagem média para provocar a morte de uma pessoa de 76Kg? Qual a classificação desta substância em nível de toxicidade?
Resposta
A dosagem para provocar a morte de uma pessoa é de 152mg por Kg.
Sendo a substância de 2mg/kg, a toxidade é Alta.
4) O que é biotransformação? Ela pode ser dividida em?
Resposta
É o conjunto de alterações químicas que as substâncias sofrem no organismo, geralmente por processos enzimáticos, formando composto mais polares e hidrossolúveis, resultando na diminuição ou a perda do efeito fármaco – toxicológico, facilitando a eliminação renal. Ela pode ser dividida em duas fases: Fase I – Modificação Química e a Fase II - Conjugação
5) A partir de quantas horas, em média, o etanol começa a ser excretado pelo organismo humano? Qual a principal via de eliminação?
Resposta
Aproximadamente 1 hora após o consumo, o etanol começa a ser excretado pelo organismo. A excreção ocorre principalmente sob a forma inalterada pelos pulmões e urina, embora pequenas quantidades possam ser detectadas na saliva, suor, esperma e leite materno.
6) Qual a DL50 média para o etanol?
Resposta
A