Soa sistemas distribuido
SOA
Arquitetura Orientada a Serviços
SOA
Arquitetura Orientada a Serviços
Integrantes: Glauk Santos de Lima Edjar Vervloet de Souza
O que SOA não é
Uma tecnologia Um produto ou plataforma Uma revolução Um WebService Puro marketing
Definição
SOA é um conceito de arquitetura corporativo, que nos permite criar, padronizar, documentar serviços genéricos, únicos e interoperáveis, que possam de maneira fácil, ser reutilizados por diversas aplicações diferentes, sem a necessidade de ser desenvolvido novamente, tornando o processo de desenvolvimento mais ágil.
SOA - Conceitos
Serviços É uma função independente, sem estado que aceita uma ou mais requisições e devolve uma ou mais respostas através de uma interface padronizada e bem definida. Não devem depender do estado de outras funções ou processos. A tecnologia utilizada para prover o serviço, tal como uma linguagem de programação, não pode fazer parte da definição do serviço.
SOA - Conceitos
Serviços: São reutilizáveis; Compartilham um contrato formal; Possuem baixo acoplamento; Abstraem a lógica; São capazes de se compor; São autônomos; Evitam alocação de recursos por longos períodos;
Orientação a serviços e interoperabilidade
O paradigma da orientação a serviços compõe-se de oito princípios de design distintos, e cada um deles cria características de design fundamentais, como a interoperabilidade.
Oito princípios de design
Os contratos de serviços são padronizados para garantir uma medida básica da interoperabilidade. Reduzir o grau de acoplamento de serviços estimulando a interoperabilidade. Abstrair detalhes sobre o serviços limita toda a interoperabilidade.
Projetar serviços para reuso implica um alto nível de interoperabilidade.
Oito princípios de design
Autonomia de serviço torna o mais consistente e previsível, aumentando seu reuso. Independência de estado