SO - GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA
01.Qual a função da MMU na gerência de memória?
Faz o mapeamento e traduz o endereço virtual em físico. Normalmente traduz número de páginas virtuais para número de páginas físicas utilizando uma cache chamada Translation Lookaside Buffer (TLB)
02. O que é o TLB?
Um pequeno dispositivo de hardware implementado a partir de uma pequena memória associativa que é integrado na MMU. Destina-se a tradução de endereços lineares em físicos.
03. Explique a importância do TLB no desempenho da MMU.
O TLB ajuda MMU a ser mais rápido na busca na tabela de página.
04. Qual o tipo de fragmentação apresentado pelos métodos de gerência de memória baseados em partições fixas e por partições variáveis?
Nas partições fixas tem a fragmentação interna onde cada programa fica em uma partição que normalmente são maiores que o necessário, partições variáveis é a fragmentação externa que deixa espaços pequenos quando o programa vai terminando não deixando memória suficiente para outro programa.
05. Qual a diferença entre endereço físico e virtual?
Endereço virtual é gerado pela CPU o físico é da memória RAM. Endereços virtuais são transformados em endereços físicos no momento de execução dos processos.
06. Qual a diferença entre monoprogramação e multiprogramação?
Multiprogramação é quando a memória está fazendo vários processos e monoprogramação é quando está em um único processo por vez.
07. Explique o que é a atividade de swapping e diga como ela pode prejudicar o desempenho do sistema computacional.
Faz uma transferência temporária entre a memória principal e a secundaria só que pode demorar muito e consome muito a CPU.
08. Quando é mais interessante utilizarmos o algoritmo best-fit? E o worst-fit?
Best-fit - quando se deseja um processo mais rápido.
Worst-fit - quando deseja criar o maior espaço possível.
09. Considerando partições fixas de memória de 100K, 500K, 200K,