Snifyy

494 palavras 2 páginas
Universidade Paulista – UNIP
Curso de Psicologia
Psicologia Geral/Experimental

Relatório do exercício em laboratório com rato virtual NO e CRF (programa Sniffy).

Araçatuba
Março de 2014
Fomos ao laboratório onde a Professora Luciana nos apresentou o programa virtual Snifyy. Ela nos explicou os procedimentos que teríamos que fazer, cujo os mesmo teriam que ser registrados em uma folha especifica.
No primeiro momento observamos o ratinho antes de qualquer intervenção realizada por nós, para sabermos se houve, após a intervenção, alteração em seu comportamento. Em quanto uma observava a outra anotava na folha de registros todos os movimentos ditados com um tempo cronometrado de 15 minutos, eram anotados minuto a minuto cada comportamento na coluna corresponde de Nível Operante (NO), que representa a forma que o ratinho se comporta antes da intervenção.
Após a observação, diante as anotações, pudemos notar que os comportamentos como farejar, levantar e limpar-se foram mais freqüentes do que o de pressionar a barra e comer.
Com o termino desta primeira etapa começamos logo em seguida com a segunda pratica que tem como objetivo treinar o ratinho que ao ouvir o ruído da barra a comida estaria disponível. Para Ele entender esse movimento, ao se aproximar da alavanca nós a acionamos para que a comida fosse liberada, no momento que ele ia se afastar a acionávamos de novo, para que libera-se novamente a comida, e como conseqüência ele ouvisse o ruído da mesma, repetimos este movimento por 4 vezes. Logo após começamos uma nova pratica, que esperávamos ele se afastar por cerca de 5cm, que correspondia mais ou menos no centro da caixa, e acionávamos a alavanca para que se aproxima-se ao ouvir o ruído, repetimos esta atividade 5 vezes para que o rato associa-se o som da alavanca com a presença da comida.
Após o rato ter associado o ruído com a presença de comida iniciamos o processo da modelagem, tendo como objetivo ensinar ao rato um novo comportamento que seria

Relacionados

  • analise
    1598 palavras | 7 páginas