sniff
Nesse experimento feito com o Sniff o Estimulo incondicionado é o choque, a resposta incondicionada é o medo. O estimulo neutro é o tom e não tem nenhuma resposta. Estimulo condicionado é o tom e a resposta incondicionada é o choque. O estimulo incondicionado que é o choque foi pareado com a resposta condicionada que é o tom. Desta forma feito o pareamento ao tocar o tom o Sniff com o tempo já vai ter rações de medo mesmo sem levar o choque.
O grafico azul é a força do estimulo condicionado que é o tom o Sniff com o tempo ao ouvir o tom e não levar o choque começa a elicia menos as resposta de medo. O estimulo condicionado não chegar a voltar a ser neutro. Seus movimentos diminuíram bastante. Ainda existe o medo mas bem menor em relação ao do começo o do primeiro gráfico . O medo não é instinto completamente. O rato se movimente menos e o choque não existe mais.
Este gráfico demonstra todas as alterações ocorridas com o comportamento é o resultado de o CS perder sua capacidade para eliciar uma resposta de medo. Mostra a intensidade da capacidade do tom para eliciar medo ao final de cada tentativa.
Neste experimento mostra que ao aplicar repetidamente o CS sem o US faz com que o CS pare de eliciar gradualmente a imobilidade e outros comportamentos relacionados ao medo. Foram feitas 30 tentativas de extinção com o rato, nas quais ocorreu o CS sem o US. O rato demonstrou no começo muito medo, após perceber que não havia mais choque o medo dele foi desaparecendo, extinguindo este comportamento. No final do gráfico seu comportamento foi extinto, neutro não havendo mais nenhuma resposta, e a tendência é só diminuir sua força.