SNF Trabalho
A pesquisa desse trabalho mostrara a subdivisão do SFN, definição das instituições, principais atribuições e composição. O Mercado Financeiro se refere ao ambiente no qual são processadas essas transações, abrange as operações com moedas e títulos e as instituições que as promovem. O SFN não é um órgão, mas sim um complexo de órgãos, públicos e privados, que mechem com dinheiro e afins.
Sistema Financeiro Nacional
Subdivisão do Sistema Financeiro Nacional
O sistema financeiro nacional pode ser entendido como um conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam, em última análise, transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo) superavitários para os deficitários.
Todo processo de desenvolvimento de uma economia exige a participação crescente de capitais, que são identificados por meio da poupança disponível em poder dos agentes econômicos e direcionados para os setores produtivos carentes de recursos mediante intermediários e instrumentos financeiros. E é em função desse processo de distribuição de recursos no mercado que se evidencia a função econômica e social do sistema financeiro.
O Sistema Financeiro Nacional foi estruturado e regulado pela lei de Reforma Bancária (1964), lei do Mercado de Capitais (1965) e, mais recentemente, com a lei de criação dos Bancos Múltiplos (1988). É constituído por todas as instituições financeiras, públicas ou privadas, existentes no país.
As instituições financeiras podem ser classificadas em dois tipos: bancárias ou monetárias e não bancárias monetárias. As instituições financeiras conhecidas por bancárias são aquelas a quem se permite a criação de moeda por meio do recebimento de depósito a vista. Operam basicamente com ativos financeiros monetários que representam os meios de pagamento da economia (dinheiro em poder do público mais depósitos a vista em bancos). Essas instituições são representadas fundamentalmente pelos bancos comerciais pelos