SMP em Campo Grande
O Sistema Municipal de Planejamento- SMP em Campo Grande/ MS
Trabalho realizado para fins avaliativo da Disciplina de Antropologia Urbana, do curso de Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Campo Grande – MS
2013
Justificativa: Diante os debates realizados em sala de aula, sobre o crescimento desordenado das cidades e sua falta de planejamento, é de suma importância essa pesquisa em relação Sistema Municipal de Planejamento- SMP e os Conselhos Regionais de Campo Grande (CR/CG) por se tratar de um Sistema que tem como objetivo o Planejamento Urbano de Campo Grande.
Objetivos:
Essa pesquisa tem como objetivo descobrir o que é o Sistema Municipal de Planejamento, quando foi fundado, como é o seu funcionamento, quem pode participar e se há resposta diretas para a comunidade.
Metodologia:
A metodologia será feito por meio de pesquisa documental.
A criação do Ministério das Cidades constitui um fato inovador nas políticas urbanas, com a superação do recorte setorial da habitação, do planejamento e ordenamento territorial, do saneamento e dos transportes (mobilidade urbana) e para integra-los, levando em consideração a cidadania, a qualidade de vida e o direito à cidade. A estrutura do Ministério das Cidades, não é só em território brasileiro e sim na América Latina. O movimento social formado por profissionais, lideranças sindicais e sociais, ONGs, intelectuais, pesquisadores e professores universitários, foi fundamental para a criação do Ministério das Cidades. Esse movimento alcançou varias conquistas nos últimos 15 anos tais como a inserção inédita da questão urbana na Constituição federal de 1988, a Lei Federal nº. 10.257/2001- Estatuto das Cidades, e a medida provisória 2.220/2001, que