Smog químico e industrial
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA – CCET
DISCIPLINA: POLUIÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS
PROF.DR. NESTOR FILHO
Lisiane Fernanda Simeão de Azevedo
ATIVIDADES DE POLUIÇÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS PARA A 3ª NOTA
São Luís – MA
2013
Atividade 1:
RESUMO: SMOG FOTOQUIMICO E SMOG INDUSTRIAL
Smog designa, em termos genéricos, nevoeiro contaminado por fumaças. O termo resulta da junção das palavras da língua inglesa "smoke" (fumaça) e"fog" (nevoeiro). Algumas fontes preferem usar uma definição mais específica para smog, descrevendo-o como um tipo de poluição atmosférica derivado de emissões de veículos de combustão interna e fumos industriais que reagem na atmosferacom a luz solar para formar poluentes secundários que por sua vez se combinam com as emissões primárias para formar smog fotoquímico. O smogpode também resultar da combustão de grandes quantidades de carvão que produz uma mistura de fumo, dióxido de enxofre e outros compostos
Smog fotoquímico é a poluição do ar, sobretudo em áreas urbanas, por ozônio troposférico e outros compostos originados por reações fotoquímicas, reações químicas causadas pela luz solar. O efeito visível disto é uma camada roxa acinzentada na atmosfera.
Descobriu-se esse tipo de smog pela primeira vez em Los Angeles, na década de 1940, e costuma-se acontecer em cidades com uma grande movimentação de veículos, que causam grande acumulação de poluentes, como o óxido nítrico (NO) e os Compostos Orgânicos Voláteis (COVs).
Com a mistura de poluentes encontrados no ar, o Smog fotoquímico, pode conter: * Óxidos de nitrogênio, como o dióxido de nitrogênio; * Ozônio troposférico; * Compostos Orgânicos Voláteis (COVs); * Peróxido de acetil nitrato (PAN); * Aldeídos.
Já o Smog Industrial ocorre principalmente no inverno, é uma mistura de fumaça, neblina, SO2 (dióxido de enxofre), H2SO4 (ácido sulfúrico), entre outros compostos nocivos à saúde, portanto, a poluição