Smithsons
Alinham-se com o pressuposto moderno, e seus conjuntos habitacionais propostos e construídos traziam junto consigo uma reflexão sobre a cidade.
Buscavam expressar a complexidade da vida urbana.
Mobilidade, identidade individual e coletiva e estratégias para crescimento e mudança.
Destaca especialmente na relação que estes arquitetos tentam estabelecer entre o individuo e o ambiente que o cerca, inter-relação entre as escalas: Casa, rua, bairro e cidade.
Observação e a reflexão sobre o mundo como experiência sobre os rituais de uso e as diferenças culturais da população.
Propuseram uma sociedade organizada em clusters – agrupamentos – um novo modo de vida.
Alison e Peter Smithson http://365arq.tumblr.com/post/79762296619/alison-e-peter-smithson Para os Smithsons o Novo Brutalismo aspirava objetivos em relação à realidade, objetivos culturais de uma sociedade, técnicas e necessidades tentando entender a sociedade da produção em massa.
Tiveram extensa produção teórica e poucos projetos construídos. O projeto para a Catedral de Conventry (1951), Golden Lane (1961) e para a Universidade de Sheffield (1953), não foram construídos, mas os consolidaram como os mais polêmicos arquitetos britânicos da época.
Grande contribuição para o Movimento Moderno e a arquitetura como um todo.
http://www.lovelondoncouncilhousing.com/2014/03/inside-outside-great-arthur-house-golden-lane-estate.html
Catedral de Conventry (1951) http://en.wikipedia.org/wiki/File:Herbert_Backstage_Pass_cmglee_02.jpg Universidade de Sheffield (1953) http://en.wikipedia.org/wiki/University_of_Sheffield#/media/File:Sheffield_Music_Hall.jpg Estrutura
Houve técnicas do Movimento Brutalista, a clara exibição da estrutura e dos elementos estruturais e a valorização dos materiais tais como encontrados, primeiro edifício Brutalista na Inglaterra.
- Estrutura independente em concreto pré moldado
- Elementos pré-fabricados, parapeitos e pilares
- Térreo sem o