smeio ambiente
2 - O conhecimento popular, também denominado de vulgar, empírico ou senso comum, resulta do modo espontâneo e corrente de conhecer.
PORTANTO
O conhecimento popular é sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teorias) e não conhecimentos dispersos e desconexos.
Nesse sentido, podemos afirmar que: Ambas as afirmativas são verdadeiras. R: A 1ª afirmativa é verdadeira e a 2ª falsa.
3 - O conhecimento científico distingue-se do senso comum por ser
R: Objetivo, homogêneo, generalizador
4 - Dentre as alternativas abaixo, é correto afirmar que o conhecimento filosófico tem sua concepção
R: especulativa, porque não oferece soluções definitivas para as questões formuladas. 5 - "O que é senso comum? Prefiro não definir. Talvez simplesmente dizer que senso comum é aquilo que não é ciência e isto inclui todas as receitas para o dia-adia, bem como os ideais e esperanças que constituem a capa do livro de receitas. E a ciência? Não é uma forma de conhecimento diferente do senso comum. Não é um novo órgão. Apenas uma especialização de certos órgãos e um controle disciplinado do seu uso. Você é capaz de visualizar imagens? Então pense no senso comum como as pessoas comuns. E a ciência? Tome esta pessoa comum e hipertrofie um dos seus órgãos, atrofiando os outros. Olhos enormes, nariz e ouvidos diminutos. A ciência é uma metamorfose do senso comum." Sem ele, ela não pode existir. E essa é a razão por que não existe. A partir da leitura do texto de Rubem Alves, assinale a opção que corretamente define a visão do autor sobre a relação entre senso comum e ciência: R: O senso comum antecede a ciência e permite a sua existência
6 - O método é utilizado pela ciência para conhecer a realidade, formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais são formulados os problemas científicos e examinadas as hipóteses científicas. São consideradas aplicações do método científico: