SME Release Agosto 10
A Secretaria Municipal de Educação formará nesta sexta, 3 de agosto, cem professores especializados em uma das quatro áreas da deficiência: mental, física, auditiva e visual. O evento acontece às 19 horas no auditório do Iprem (Instituto de Previdência Municipal), localizado na Avenida Zachi Narchi, 536, no bairro do Carandiru.
Essa é uma iniciativa inédita no município. Os cem professores integrarão o quadro de profissionais especializados para atender os mais de 14.600 alunos com necessidades educacionais especiais matriculados na rede regular, bem como nas seis Escolas Municipais de Educação Especial (EMEEs) do município.
Os professores da Rede Municipal de Ensino foram capacitados durante um ano pela UNESP (Universidade do Estado de São Paulo), Campus Marília. A universidade deslocou seus professores para ministrar o curso na Escola do Servidor, localizada nas dependências do Iprem, em São Paulo. A formatura desses profissionais reforça a qualidade do quadro de docentes para esta área, hoje composta por 52 servidores.
A UNESP foi selecionada entre oito universidades pelo fato de ter, reconhecidamente, a maior produção acadêmica sobre educação especial. Além disso, todos os 17 professores do curso têm doutorado na área em que estão ministrando as aulas.
Está prevista a formação de mais 300 profissionais da Secretaria no curso de especialização em nível de pós-graduação Lato Sensu: 150 professores no biênio 2007/2008 e outros 150 docentes em 2008/2009.
Após a cerimônia de formatura haverá uma aula magna, ministrada por Anna Augusta Sampaio de Oliveira, doutora em educação e professora da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília. A palestra terá o tema "Educação regular e educação especial: múltiplos significados nas políticas públicas de educação inclusiva", e marcará também o início das aulas da próxima turma do curso.
Além da pós-graduação, a Secretaria oferece cursos de