SmartCity
SmartCities e Iot
Nome: Antonio Fileto Lopes Aquino Jr
Disciplina: Sistemas Gerenciais
Professor: Sigmundo
SmartCITIES
A Mobilidade e os Serviços com ela relacionados, são questões chave que permitem melhorar a qualidade da vida urbana, ao mesmo tempo que promovem um desenvolvimento harmonioso das grandes áreas metropolitanas.
O conceito SmartCITIES da Link, propõe uma abordagem integrada à mobilidade. Esta abordagem utiliza a rede de bilhética Eletrónica como base para a criação de uma plataforma que suporte um vasto leque de serviços de mobilidade e cidadania.
O conceito SmartCITIES baseia-se na vasta experiência funcional da Link em operações de Transportes Públicos e no seu profundo conhecimento de tecnologias tais como smartcards, RF/Contactless, telefones móveis.
A Link, através do SmartCITIES disponibiliza as aptidões, ferramentas e experiência necessárias para implementar serviços interoperáveis completos de bilhética eletrónica e de cidadania, quer para os operadores de transportes, quer para as entidades que regem os transportes:
Produtos e estruturas que permitem implementar sistemas automáticos de cobrança de tarifas, independentes dos fornecedores de equipamentos;
Sistemas multifornecedor de cobrança automática de tarifas, desenvolvidos e integrados com sistemas centrais de back office e outros sistemas operacionais;
Suporte ao design e especificações da arquitetura global dos sistemas. Apoio técnico ao suporte e integração de tecnologias sem contacto (contactless).
Quem pode ser SMART?
Existem múltiplos modelos de SMART City em função das necessidades e das caraterísticas de cada envolvente. Ainda que as grandes cidades liderassem as suas primeiras implementações, existem hoje múltiplas e diversas alternativas de incorporação de soluções SMART a qualquer escala. Qualquer âmbito urbano que otimize a prestação de serviços através da tecnologia mantendo um equilíbrio entre