SLUMP TEST
Aditivo incorporador de ar
No ensaio de Slump Test, coloca-se uma massa de concreto dentro de uma forma tronco-cônica, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes. Retiramos o molde lentamente, levantando-o verticalmente e medimos a diferença entre a altura do molde e a altura da massa de concreto depois de assentada.
Para o experimento apresentado faz-se necessária a medição de duas amostras, com e sem o uso do aditivo, para observar a diferença de consistência das massas obtidas.
A tabela abaixo mostra a relação dos materiais e suas dosagens utilizadas amostras
Materiais
Quantidades
Aditivo incorporador de ar
0,018kg- 0,018l- 18ml
Água
2000ml
Areia (média)
5kg
Brita
5kg
Cimento comum
6kg
O primeiro passo em laboratório foi a elaboração da massa do cimento como não estávamos preocupados com a resistência desse material formou- se um traço com proporções indicadas pelo laboratorista.
Para o cálculo da dosagem de aditivo necessária, utiliza-se de 0,1% a 0,4 % do aditivo em relação ao peso do cimento.
Em seguida pesou-se os materiais e colocou-se na betoneira. Após isso é feita a análise no tronco de cone, para cada amostra da massa, sem aditivo e outra com aditivo, observando suas alturas.
Para cada amostra fez-se uma média das alturas em três pontos distintos das massas. Obteve-se a média de alturas para cada amostra de acordo com a tabela a seguir.
Massa sem aditivo
Massa com aditivo
H1- 19,83cm
H2- 16,8cm
Com esse experimento pode-se observar que a presença do aditivo incorporador de ar, melhora a coesão entre os componentes da mistura, deixa mais fluida, consistente e com melhor trabalhabilidade.
Links das minhas pesquisas
http://www.rheoset.com.br/tecnologia-em-aditivos-para-concreto.html http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/slump.html http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/sistemas-construtivos/3/concreto-dosado-em-central/execucao/59/concreto-dosado-em-central.html