Slump Test
Nessa segunda aula pratica que foi ministrada pelo professor, realizamos o preparo de um concreto e em seguida seu slump test.
A aula foi muito importante para podermos ver na pratica o preparo do concreto e a importância de realizar o slump test, pois ele nos mostra a consistência do concreto e se ele está apto a atender as especificações técnicas do local onde seria usado.
A aula começou com o professor dando instruções de como seriam realizados os testes.
Em seguida foram formados dois grupos, cada um ficou responsável pelo preparo de um concreto.
O grupo do qual pertence esse relatório preparou o cimento com os seguintes materiais:
O traço utilizado foi 1:2:2.
1kg – Cimento.
8Kg – Agregado graúdo (Pedrisco).
8kg – Agregado miúdo (Areia).
Fator água/cimento usado no preparo foi de 0,45, O calculo é feito na formula a seguir, onde A/C é o fator agua/cimento, PA é o peso da água (valor que vamos encontrar), e PC é o peso da quantidade de cimento utilizado. No final do calculo chegamos a um valor de 1,8 kg de água.
1% de aditivo plastificante (porcentagem em relação ao peso da quantidade de cimento utilizado), que resultou em 40g de aditivo.
Preparo:
Com todos os materiais já pesados e separados começamos o preparo.
A betoneira foi posicionada em um ângulo de 45º e em seguida foram adicionados os materiais na seguinte ordem.
1. Agregado graúdo, Pedrisco.
2. Cimento.
3. Agregado miúdo, Areia.
4. Água.
Após os quatro materiais terem sido adicionados, a betoneira foi movida até ficar em um ângulo de 90º. O motivo é que nessa posição o resultado da mistura é melhor, de acordo com a explicação do professor, as abas que misturam os materiais nessa posição os eleva até uma altura maior dentro da betoneira, o que acarreta em uma queda com mais força e uma mistura mais homogênea por consequência.
Obs.: Até esse ponto a massa apresentava um aspecto seco e quebradiço.
Em seguida foi adicionado os 40g de aditivo, o