slow food
MANIFESTO
SOBRE O FUTURO
DA ALIMENTAÇÃO
MANIFESTO SOBRE O FUTURO DA ALIMENTAÇÃO
Produzido pelo Comitê Internacional para o
Futuro da Alimentação e da Agricultura
2006
II /
Este Manifesto é o resultado de um esforço conjunto de participantes das reuniões do Comitê Internacional para o Futuro da Alimentação durante o fim de 2002 e o início de 2003, na Toscana, Itália. O governo da Região Toscana participou ativamente e apoiou o trabalho do Comitê.
O Manifesto procura ser a síntese do trabalho realizado e das idéias expostas por centenas de organizações de todo o mundo, e por milhares de indivíduos, que buscam ativamente reverter a alarmante tendência atual para a industrialização e a globalização da produção alimentar.
Simultaneamente, o Manifesto inclui uma crítica sobre os perigosos direcionamentos do presente e, principalmente, organiza a visão prática, as idéias e os programas
voltados para assegurar que a alimentação e a agricultura se tornem mais sustentáveis social e ecologicamente, mais acessíveis, e para colocar a qualidade alimentar, a segurança alimentar e a saúde pública acima de vantagens empresariais.
Esperamos que este Manifesto sirva como um catalisador para unificar e fortalecer o movimento em prol da agricultura sustentável, da soberania alimentar, da biodiversidade e da diversidade agrícola e que ele ajude assim a reduzir a fome e a pobreza do mundo. Precisamos urgentemente de pessoas e comunidades que o traduzam e o utilizem, apropriadamente para as suas necessidades, e para disseminar os princípios e idéias que ele contém, de todas as maneiras possíveis.
/
MANIFESTO SOBRE O FUTURO DA COMIDA
Conteúdos
Apresentação
2
Primeira Parte
Preâmbulo: fracasso do modelo de agricultura industrializada
7
Segunda Parte
Princípios para uma agricultura e um sistema alimentar social e ecologicamente sustentáveis
11