SLIDE GIN STICA LABORAL Pronto
1503 palavras
7 páginas
EQUIPEAlessandra – Psicóloga
João Kennedy P. Campos – Educador Físico
Izabel Patrícia de O. e S. Campos – Graduanda em Educação Física (Licenciatura)
Marcus Antônio da Rocha - Administrador
INTRODUÇÃO
Sobre a Ginástica Laboral a primeira notícia que se encontra é uma pequena brochura editada na POLÔNIA em 1925, onde foi chamada também de Ginástica de Pausa, era destinada a operários e alguns anos depois surgiu na Holanda e Rússia.
No início dos anos 60 surgiu também na Bulgária, Alemanha,
Suécia e Bélgica. No Japão na década de 60 ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da G.L.C. - Ginástica Laboral Compensatória.
No Brasil o esforço pioneiro residiu numa proposta de exercícios baseados em análises biomecânicas.
Esta proposta foi estabelecida pela Escola de Educação de
FEEVALE no ano de 1973, quando se elaborou o projeto de educação física compensatória e recreação.
INTRODUÇÃO
Foi também por volta de 30 anos atrás que um jovem médico americano tentava fazer entender a classe médica que corridas radicais previnem os males da vida sedentária (problemas cardíacos, obesidade, entre outros). Keneth Cooper entende ter trazido para a medicina o conceito de exercício que dá saúde e alegria às pessoa
(MARCHESINI, 2002).
CONCEITO
• "A ginástica laboral é um conjunto de exercícios diários que visam normalizar capacidades e funções corporais para o desenvolvimento do trabalho, diminuindo a possibilidade de comprometimento da integridade do corpo” Realce (2001).
Capacidade funcional
A Ginástica Laboral analisa a importância da reeducação postural, alívio do estresse, e o método da Ginástica laboral é realizado no local de trabalho com finalidade de valorizar a prática das atividades física como instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e
DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).
6
Capacidade funcional
São sessões de exercícios físicos educativos de alongamento, respiração, reeducação