Slide Estomago
Universidade Presidente Antônio Carlos
Curso de Enfermagem
Alunas: Heloana Araújo e Natália G. Selene
Conceito
Também conhecida como
Gastroplastia,
Redução de Estômago, ou Cirurgia da obesidade. Esse procedimento é literalmente uma plástica no estômago, que tem como função a diminuição do tamanho do mesmo.
Caminho do alimento
Entra
na boca
Cai no estômago
Passa por cerca de 7,5m de intestino delgado Se mistura com o suco pancreático
Digestão se processa e o alimenta entra em nosso corpo
Primeiras cirurgias
Nas
primeiras cirurgias realizadas em
1950 se fazia uma ligação do início do intestino delgado com a porção final do mesmo. Porém esse procedimento apesar de eficaz no emagrecimento imediato levava a uma desnutrição grave. Atualmente esta prática está em desuso.
Tipos de Cirurgia
Desabsortivas:
Gastrorestritivas
Mistas
RESTRITIVAS
São
técnicas que limitam o volume de alimento sólido ingerido pelos pacientes. Esta técnica depende da colaboração do paciente no pósoperatório, pois alimentos líquidos podem continuar a ser ingeridos quase no mesmo volume que eram antes da cirurgia e se forem muito calóricos irão atrapalhar a perda de peso
Amais conhecida é a CAPELLA-FOBI
DESABSORTIVAS
São
técnicas que permitem ao paciente comer, no entanto atrapalham a absorção dos nutrientes e com isto levam o obeso ao emagrecimento. Derivação biliopancreática ou cirurgia de Scopinaro
Cirurgias Mistas:
São
aquelas que associam as técnicas restritivas com as disabsortivas, ou seja, fazem uma limitação ao volume de alimento sólido ingerido e um desvio menor no trânsito do alimento no trato gastrointestinal. A mais usada atualmente é chamada Capella ou Capella- fobi, além da restrição causada pela diminuição do volume do estômago, ocorre uma pequena disabsorção dos alimentos, porque eles deixam de passar pela primeira parte do intestino delgado.
Cirurgia de Duodeno Switch
Cirurgia