Slide de Aula Unidade I
ESTATÍSTICA
Profa. Liliam Sakamoto
Definição de estatística
Pode ser definida como uma subdivisão da matemática que descreve característica de conjuntos, organizando e resumindo dados a seu respeito, buscando relações entre esses conjuntos de dados e elaborando modelos de forma tal que possam ser feitas previsões a respeito de sua evolução temporal ou de conjuntos com características.
População e amostra
População: conjunto com a totalidade dos elementos estudados. Amostra: é uma fração do conjunto estudado, uma seleção de elementos da população que será estudada no intuito de se conhecerem características do conjunto todo.
Subdivisões da estatística
É usual dividir esse ramo do conhecimento de três subdivisões. São elas:
estatística descritiva;
probabilidades;
inferência.
Estatística descritiva
Diz respeito à organização e ao resumo dos dados que se tenha a respeito do conjunto estudado, de modo a descrevê-lo de maneira apropriada.
Fazem parte dessa subdivisão a elaboração de tabelas e gráficos para a apresentação dos dados e a determinação de parâmetros que representem o conjunto, como a moda, a mediana, a média e as medidas de dispersão, que dizem respeito ao nível de similaridade entre os elementos do conjunto. Probabilidades
O estudo das probabilidades busca definir se um determinado evento tende a acontecer frequentemente ou não.
A utilização de probabilidades ajuda a fundamentar tomadas de decisão, avaliando riscos e permitindo que se façam escolhas mais seguras.
Inferência estatística
A inferência estatística é o ramo de maior importância, visto que é este o instrumental utilizado para transcender as informações a respeito de um dado conjunto para uma realidade maior, ou seja, é a maneira de se entender o todo a partir de uma parte.
Dados estatísticos
Descrevem os conjuntos.
Primeiro passo: definir quais as grandezas a respeito de um conjunto são de nosso interesse no estudo em particular.
Por exemplo,