slide bio
Transgênicos
Alimentos Transgênicos
Transgenia
Aspectos Positivos
Aspectos Negativos
Transgênicos
Um organismo é chamado de transgênico, ou geneticamente modificado, quando é feita uma alteração no seu DNA, ou seja, no local onde estão as características de um ser vivo.
Através da engenharia genética, genes são retirados de uma espécie vegetal ou animal e transferidos para outra. Esses novos genes sofrem uma espécie de reprogramação, podendo produzir um novo tipo de substância, diferente do organismo original.
Alimentos Transgênicos
Os alimentos transgênicos são geneticamente modificados com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a produção e a resistência às pragas, visando o lucro. O DNA desses alimentos é modificado. Em algumas técnicas, são implantados fragmentos DNA de bactérias, vírus ou fungos no DNA da planta, para que elas possam resistir às pragas de insetos e a grandes quantidades de pesticidas.
Transgenia
A transgenia é uma técnica de biotecnologia. Na transgenia, sequências do código genético são removidos de um ou mais organismos e inseridos em outro organismo, de espécie diferente. A principal implicação da transgenia são os cruzamentos impossíveis de ocorrerem naturalmente, como entre uma planta e um animal, uma bactéria e um vírus, um animal e um inseto.
Aspectos Positivos
Aumento da produção
Maior resistência à pragas (vírus, fungos, bactérias e insetos)
Resistência aos agrotóxicos
Aumento do conteúdo nutricional
Maior durabilidade e tempo de estocagem
Aspectos Negativos
A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas.
Eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas.
Aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas
Conclusão
A tecnologia aplicada nos transgênicos não traz benefícios apenas para produtores e grandes empresas agrícolas, ela é o futuro da produção e distribuição de alimentos no