Slide 2
Melhor distinção entre solo e rocha, é que podemos considerar como solo o material da crosta que perde sua resistência quando em contato prolongado com a água e rocha o que não perde sua resistência (a não ser em processo geológico de decomposição)
Slide 4
Todo solo tem sua origem na decomposição das rochas pela ação de intempéries, por: desintegração mecânica decomposição química
Slide 5
Slide 6
O solo tem sua origem imediata ou remota na decomposição das rochas pela ação das intempéries. O intemperismo (químico ou físico) gera sedimentos que poderão ser transportados por agentes da natureza, como a água, e depositados em locais distantes de sua origem. Com o tempo esses sedimentos podem sofrer alterações em sua composição inicial, originando solos diferentes.
Slide 7
Solos Residuais Solos Sedimentares Solos Orgânicos
Slide 8
São os que permanecem no local da rocha de origem. Ex: terras roxas – decomposição de basalto (muito comum no Brasil – centro/sul
Slide 9
Slide 10
Também chamados de transportados, são os que sofrem a ação de agentes transportadores. Podem ser: - aluviais (água) - eólicos (vento) - coluviais (gravidade) - glaciais (geleira)
Slide 11
Slide 12
Formados pela mistura dos restos de organismos (animais ou vegetais) com sedimentos pré-existentes. A ocorrência desse tipo de solo se dá em locais característicos, tais como áreas adjacentes aos rios e baixadas litorâneas.
Slide 13
Slide 14
a) Solo Residual - provém do produto final da rocha sã intemperizada pelo processo químico, permanecendo “in situ”, constituindo o manto de intemperismo. Grande relação com a rocha de origem. b) Solo Transportado - caracterizado pelo solo residual que sofre a ação transportadora dos agentes geológicos: mar, rio, vento, gelo, gravidade. Neste tipo de solo tem-se uma grande quantidade de matéria orgânica em sua composição. Não possui ligação coma rocha original.
Slide 15
Slide 16
Slide 17
Dá-se