SLIDE 2 PRINCIPIOS DE MICROECONOMIA
MICROECONÔMICOS
1º Princípio: Pessoas enfrentam Tradeoffs.
Em Economia, tradeoff é uma expressão que define uma decisão difícil de tomar, uma escolha que se tem de fazer, e que acarreta inevitavelmente um problema.
Para conseguirmos algo que realmente queremos, normalmente há necessidade de abrir mão de outras coisas que gostamos. Ao nos depararmos com a necessidade de tomar uma decisão, estamos perante um problema econômico, que só aparece quando existe escassez e escolha. È do conhecimento empírico que a vida está repleta de escolhas.
2º Princípio: O custo de alguma coisa é do que você desiste para obtê-la.
Para se fazer uma escolha, é preciso sacrificar uma outra, isto é, existe um custo. «Quando uma pessoa decide se vai estudar direito, comprar um automóvel ou ir para a Orlando, em qualquer um dos casos, deve ponderar qual o custo da decisão em termos de oportunidades perdidas.» Assim, define-se o custo da alternativa perdida como custo de oportunidade, isto é o valor do que melhor deixamos de fazer para fazer o que fizemos
3º Princípio: As pessoas racionais pensam na margem.
Muitas das decisões tomadas durante a vida não podem ser tomadas de ânimo leve, isto é, tem que ser bem pensadas e ponderadas. Em muitos casos, as pessoas tomam as melhores decisões quando pensam na margem, determinando o quanto a mais de esforço é preciso despender para se obter maiores benefícios.
3º Princípio: As pessoas racionais pensam na margem.
Em economia, o termo mudanças marginais é com frequência utilizado para descrever ajustes desenvolvidos nos extremos daquilo que se está a fazer. Resumindo, uma pessoa ou empresa que toma decisões na margem, pode vir a ter um beneficio bastante superior nas decisões por si tomadas, visto poder analisar o problema e executar a ação se e só se o beneficio marginal da decisão ultrapassar o custo marginal.
4º Princípio: O comércio pode melhorar a situação de todos.
O comércio é desde há muitos anos o motor
principal