slice house word
Slice House
Localização
Porto Alegre (RS)
Área do Terreno
265 m²
Área Construída
210 m²
Início do Projeto
2002
Conclusão da Obra
2004
Projeto
Procter-Rihl - Christopher Procter e Fernando Rihl
Equipe
Christopher Procter, Fernando Rihl, Dirk Anderson, James Backwell e Johannes Lobbert
Projeto de Arquitetura
Procter-Rihl
Projeto de Decoração
Procter-Rihl
Projeto de Paisagismo
Procter-Rihl
Projeto Estrutural (Concreto)
Antonio Pasquali
Construção
JS Construções
Gerenciamento de Obra
Mauro Medeiros
Projeto de Instalações Elétricas
Flavio Mainardi
Projeto Luminotécnico
Procter-Rihl
A originalidade da forma e a exploração da geometria que desafia o olho humano são as influências europeias do projeto. Enquanto o toque brasileiro vem dos sistemas construtivos: pórticos estruturais e vigas em concreto armado que possibilitaram grandes vãos, rampa em balanço e a piscina apoiada sobre a laje, cujo nível d’água está na mesma linha do pavimento superior íntimo. Para completar a casa gaúcha, as fachadas foram executadas, predominantemente, com concreto aparente, o que disfarçou os elementos estruturais.
Os pisos, em concreto polido, também dialogam com o modernismo nacional, cara a cara com forros no mesmo material que, por serem angulados, sobem e descem criando áreas com pé-direito muito baixo - próximo da altura das portas (2,1 m) - e outras onde ultrapassa os 3,5 m. Essa variação fez “crescer” aquilo que era destinado a ser pequeno. A assimetria garantiu espaços contínuos e amplos, criados por uma espécie de ilusão de ótica. A beleza e a funcionalidade da obra, no entanto, não é ilusória.
Mulher tirei tudo desse site da uol. O texto da igual só coloquei pra vc ter uma noção. http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/projetos/com-paredes-inclinadas-casa-estreita-ganha-amplitude-pela-ilusao-de-otica.htm#fotoNav=14
© 2015 Microsoft
Termos