slayd
Farmacotécnica I - Stênio dos Santos
Diêgo Mascarenhas
Patrícia Marciele
O que são comprimidos?
O comprimido como o próprio nome já diz é um pó elaborado por compressão.
É uma das formas farmacêuticas mais administradas no mundo por ter facilidade na produção, ter uma ótima absorção no organismo e facilidade de administração.
Os comprimidos podem ter várias formas, cores, sabores, serem marcados na superfície ou não e ainda serem revestidos ou não.
Fabricação de comprimidos
Os comprimidos convencionais podem ser fabricados de três formas: - A partir da granulação por via úmida;
- A partir da granulação por via seca;
- E a partir desses processos é usada a técnica da compressão direta. Granulação por via seca
A granulação de partículas ocorre através de altas pressões, ou seja, são produzidos grandes comprimidos que depois serão moídos e normalizados. Isso pode ser feito por dois processos: 1- Prensagem – dentro de um molde por uma prensa formando um briguete;
Granulação por via seca
2- Rolos compactadores - a mistura de pós é comprimida entre dois rolos para produzir uma folha laminada de material esse material é como escamas ( BERNARDES,
2006).
Granulação por via seca
Para ambos os processos, posteriormente deve ser feito o procedimento de moagem para que essa massa comprimida seja quebrada formando os grânulos que posteriormente serão normalizados ( BERNARDES, 2006).
Granulação por via úmida
Baseia-se na aglomeração do pó através da utilização de um líquido (normalmente água ou álcool) e o resultando numa massa úmida ou em grânulos com uma adequada umidade .
Granulação por via úmida
Esse líquido não pode ser tóxico, ou incompatível com a formulação, e deve ser volátil o suficiente para ser removido facilmente em um processo de secagem.
Compressão direta
O método de compressão direta