slayd
Seu aparecimento, diz respeito diretamente a generalização do trabalho livre numa sociedade em que a escravidão marca profundamente seu passado recente. Limita-se a procurar no mercado suas necessidades, força de trabalho tornada mercadoria. O desdobramento da questão social é também a questão da formação da classe operária e de su entrada no cenário politico, da necessidade de seu reconhecimento a nível de Estado e, portanto, da implementação de políticas que de alguma forma levem em consideração seus interesses.
A implementação do Serviço Social se dá no decorrer desse processo histórico. Possui em seu inicio uma base social bem delimitada e fontes de recrutamento e formação de agentes sociais informados por uma ideologia igualmente determinada.
O histórico das condições de existência e de trabalho do proletariado industrial, principalmente a partir do inicio do século, quando começam a aglutinarem-se nos centros maiores as empresas industriais dispersas, período para qual existe uma documentação mais abundante, mostra extrema voracidade do capital por trabalho excedente. O preço da força de trabalho será constantemente pressionado para baixi daquele nível pela progressiva constituição de um relativamente amplo exército industrial de reserva.
É comum a observação sobre a existência de crianças operarias de até cinco anos e dos castigos corporais infligidos a aprendizes.
Essas condições de trabalho e existência tomam necessária a organização de proletariado para sua defesa. Defesa que se centrará na luta contra a dilapidação, pelo trabalho excessivo e mutilador, de seu único patrimônio, cuja venda diária permite sua sobrevivência e reprodução.
O liberalismo excludente do Estado e elite republicana da Primeira Republica, dominados pelos setores burgueses ligados à agro-exportação, será incapaz de medidas integrativas de maior relevo ou eficácia relativamente ao proletariado.
As medidas tendentes à integração do