Skinner
Flavia Souza Novais Barreto
Márcia Andrade da Costa
Paula Silvia O da Silva
Vanessa Alves Cavalari
SAPEM1A
São Paulo, 14 de setembro de 2010
Agradecimentos
Agradecemos a Faculdade Sumaré e a professora Solange Leme de Oliveira pela oportunidade de elaborar este trabalho com o objetivo de aperfeiçoar o nosso aprendizado.
Biografia
Burrhus F Skinner
Nascimento: 20 de Março de 1904
Nacionalidade: Susquehanna, Pensilvânia.
A infância de Skiner foi tradicional e não lhe faltou afeto. Ele freqüentou a mesma escola onde seus pais haviam estudado. Apaixonado pela escola, Frederic era o primeiro a chegar todas as manhãs. Uma característica marcante de Skinner o acompanhou desde sua infância,suas criatividades.Vejamos algumas criações de Skinner: trenós, carrinhos, jangadas, carrosséis, atiradeiras, modelos de aviões e até um canhão a vapor com o qual atirava buchas de batata e cenoura nos telhados dos vizinhos. Passou anos tentando construir uma máquina de movimento perpétuo. Portanto Burrhus F Skinner além de criativo, mostrava curiosidade pelo comportamento dos animais. Lia muito sobre eles e mantinha um estoque de tartarugas, cobras, lagartos, sapos e esquilos listrados. Numa feira rural, ele observou certa vez um bando de pombos numa apresentação; anos mais tarde, ele treinaria essas aves para realizar uma variedade de façanhas.
A conselho de um amigo de família, Skinner se matriculou no Hamilton College de Nova York. Palavras de revolta foram registradas por ele:
“Nunca me adaptei à vida de estudante. Ingressei numa fraternidade acadêmica sem saber do que se tratava. Não era bom nos esportes e sofria muito quando as minhas canelas eram atingidas no hóquei sobre o gelo ou quando melhores jogadores de basquete faziam tabela na minha cabeça… Num artigo que escrevi no final do meu ano de calouro, reclamei de que o colégio me obrigava a cumprir exigências desnecessárias (uma delas era a presença diária na capela) e que