skinhead
Skinhead é uma palavra em inglês, que significa "cabeça rapada" em português. É uma expressão que descreve um grupo social, que teve início na Inglaterra.
A palavra skinhead é formada pela junção de skin (que significa pele) e head, que significa cabeça.
Skinhead também é um movimento cultural iniciado nos anos 60 do século XX no Reino Unido. Considerado por muitos a fusão de duas subculturas, os mods e os rude boys, os seus representantes eram quase exclusivamente pertencentes à classe operária.
Nos anos 80, a ideologia skinhead sofreu várias alterações, e houve uma divisão entre grupos muitos diferentes, com ideias e formas de atuação distintas. Foi nessa altura que alguns grupos passaram a adotar influências neonazistas e homofóbicas. Nessa altura também houve uma mistura e alguns conflitos com elementos do movimento punk, o que causou uma rivalidade durante vários anos.
Com o passar do tempo, a palavra skinhead é usada quase exclusivamente para se referir a indivíduos fascistas ou que pertencem a grupos neonazistas, apesar de nem todos os skinheads seguirem essas doutrinas.
A subcultura skinhead era originalmente baseada nestes elementos, e não na política nem em questões raciais. No final dos anos 1970, entretanto, a raça e a política viraram fatores determinantes, gerando divergências e divisões entre os skinheads. O espectro político dentro da cena skinhead abrange da extrema-direita à extrema-esquerda, apesar de muitos skinheads serem apolíticos.
Principais grupos: Suedehead, Skinhead trojan, Redskin, R.A.S.H., F.A.S.H., S.H.A.R.P.
Principais grupos No Brasil: Carecas do Brasil
Grupos de skinheads neonazistas: White powers/Boneheads, Hammerskins, Carecas de Portugal.
Simbologia:
1. Cruz celta: Embora a cruz celta não seja um símbolo explicitamente racista, ela é muitas vezes usada por pessoas do movimento white power, especialmente os boneheads, e também frequentemente utilizada por outros grupos racistas.42 2. Runa