Six sigma
1 O Six Sigma 1
3. O modelo DMAIC e DMADV. 2
3.1. O modelo DMAIC. 2
3.2. O modelo DMAIV 3
4. Possíveis riscos 4
5. Empresas no Brasil que utilizam o Six Sigma 5
6. Bibliografia e webgrafia 5
1 O Six Sigma
O significado de sigma vem de origem grega: é a oitava letra do alfabeto e representada pela letra “S” do alfabeto romano, já no alfabeto grego ela é tem o símbolo “σ”. A letra sigma é utilizada para medição de produtos, serviços, operações, processos e custos.
O Six ou Seis sigma foi desenvolvido pela Motorola na década de 80 porem somente chegou ao Brasil na segunda metade da décade de 90 e tem como finalidade reduzir continuamente os custos desnecessários, minimizar erros de produção como eventuais deformidades do produtos e/ou serviços permitindo simultaneamente potencializar o desempenho financeiro e de produção da empresa.
O six sigma não é somente uma serie de ações que visa atingir os requisitos de uma empresa e sim uma prática de gestão alinhada pela estratégia organizacional cuja finalidade é aumentar a lucratividade da empresa.
Essa ferramenta de gestão pode ser utilizada por qualquer empresa, independentemente do seu tamanha ou segmento, mas hoje a maior parte das empresas que tem a gestão do six sigma incorporada são de grande porte.
O modelo do Six sigma contribui para aumentar o potencial estratégico da empresa e enrique o desempenho e desenvolvimento organizacional.
A prática de gestão do six sigma tem duas vertentes mas foi inspirada pelo PDCA:
• P – Plan (Planejamento);
• D – Do (Execução);
• C – Check (verificação);
• A – Açt (ação).
3. O modelo DMAIC e DMADV.
Com o aperfeiçoamento do PDCA desenvolve-se dois modelos que são utilizados para negócios e projetos diferentes:
• DMAIC – Deve ser utilizado para projetos e negócios existente;
• DMADV – Deve ser usado para negócios e projetos a ser implantados.
3.1. O modelo DMAIC.
A metodologia DMAIC, também conhecida como DFSS ("Design For Six