sivicultura
PROJETO DE VIVEIRO FLORESTAL: EUCALIPTO
Acadêmico(as):
Felipe G. Hendges
Gustavo Trivisiol
Maiquel Schüller
Sérgio Felix
ITAQUI
NOVEMBRO/2012
Introdução A silvicultura vem ganhando espaço no mercado agropecuário e se torna uma boa alternativa para o plantio de áreas de reserva legal que pela lei podem ser exploradas espécies exóticas como eucalipto, pinus e outras. O eucalipto é a espécie de maior cultivo no Brasil devido a adaptabilidade, o rápido desenvolvimento e sua diversidade de uso. Pode ser utilizada na produção de carvão, madeira, lenha, na produção de mel (grande produção de flor), etc. O plantio é realizado quase que na sua totalidade artificialmente por meio de mudas. Essas devem ser provenientes de viveiros idôneos que garantam a sanidade e não apresentem patógenos de solo que irão se fixar na nova área. Para que possamos disponibilizar mudas sadias aos produtores realizaremos um projeto de implantação de um viveiro florestal levando em consideração todos os requisitos necessários para que tenhamos um produto final, no caso as mudas de qualidade.
Objetivo
Elaborar um projeto para Implantação de Viveiro Florestal com a capacidade para produzir anualmente 1.000.000 de mudas de eucalipto Dunnii, que possui característica de resistência a geada, de muita importância para nossa região.
Justificativa
Fornecer aos produtores da região de São Luiz Gonzaga mudas de qualidade que irão resultar em uma melhor produtividade
Localização e Infra-estrutura
Localização do viveiro
O viveiro será instalado em um local de fácil acesso, facilitando a chegada de matéria prima e escoamento da produção. Na imagem abaixo podemos ver a localização exata do terreno, que fica as margens da RS 168 e a dois quilômetros da BR285.
Topografia Terreno o apresenta uma declividade de 0,2 a 2%. Áreas muito planas