Sivicultura
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
SILVICULTURA II
SILVICULTURA DE ESPÉCIES FLORESTAIS EXÓTICAS
Nome Comum: Grevilha
Nome Científico: Grevilha robusta
Família: Protoaceae
Área de Ocorrência
A área de ocorrência natural da Grevilha situa-se na Austrália entre 25º e 29º ( 36º) S, em Queensland e Nova Gales do Sul.
Fitofisionomia
Árvore perenifólia, atinge alturas de 30 a 35 m e DAP de 50 a 60 cm. O tronco é geralmente retilíneo e bastante cilíndrico, tendo, porém, tendência para bifurcações. A copa é geralmente alongada, estreita e consideravelmente rala. A casca é cinzento-escura, bastante sulcada e gretada. Grevilha forma um sistema radicular bastante profundo.
Sítio
A grevilha em sua região de ocorrência natural desenvolve-se em florestas pluviais de regiões costeiras, juntamente com Eucalyptus sp. freqüentemente também em pequenos povoamentos puros.
A espécie desenvolve-se de preferencia em solos levemente úmidos até úmidos, de natureza franco-arenosa com valores PH entre 5 a 7. Parece igualmente aceitar solos arenosos e com bastante cascalho. Desenvolve-se também em solos pouco profundos e inundados, apresentando então baixo crescimento e troncos mal-formados.
Clima
A temperatura na área de ocorrência natural varia entre 13º e 21ºC; a árvore desenvolve-se, porém, igualmente sob temperaturas médias mais baixas ou mais elevadas, sendo considerada relativamente resistente a geadas. Também no que tange á precipitação, a grevilha apresenta um elevado grau de adaptação. Na Austrália desenvolve-se em regiões de precipitação entre 1.200 e 1.500mm. Parece não tolerar precipitações superiores a 2.500mm.
Silvicultura
Espécie heliófila, que apresenta boa regeneração natural, especialmente em terrenos abertos e cultivados. Em regiões semi-áridas é particularmente apropriada para florestamentos destinados á produção de lenha; nos trópicos é igualmente utilizada