situações socioeconômica na Russia
Situação socioeconômica na Rússia
Em 2012, a Federação da Rússia manteve os tempos do crescimento econômico. No entanto, no primeiro semestre de 2012 a economia global emergiu tendência negativa que se refletiu na Rússia, principalmente no setor financeiro do país. Isso causou as flutuações na taxa de câmbio do rublo, as saídas de capital e queda de índices de ações.
Em 2012, o PIB da Rússia continuou a crescer, mas em ritmo menos significativo do que em 2011. O volume do comércio exterior aumentou ligeiramente. As exportações ainda eram maiores do que as importações. A inflação na Rússia começou a crescer novamente – até os 6,6%. As expectativas do consumo da população da Rússia continuam a diminuir. A atividade econômica na Rússia em 2012 ficou praticamente no mesmo nível.
A Rússia ainda mantém um nível elevado da dependência da situação nos mercados de commodities. A locomotiva da economia russa continua ser a indústria de petróleo e gás, que estimula o desenvolvimento de outras indústrias.
Questões das minorias étnicas na Rússia
Cada país é composto por um ou vários grupos étnicos que podem ser nativos ou não, é a partir das diversidades que os povos se diferem. A Rússia quanto à sua composição étnica ocupa uma posição privilegiada, pois configura como um país de maior variedade étnica que se relaciona entre si.
Os russos propriamente ditos respondem por 82% do total de habitantes, cerca de 144 milhões de pessoas, o restante, 18%, são compostos por cerca de cem grupos étnicos distintos, nesse caso esses grupos são considerados minorias nacionais, dentre esse grupo os que possuem maior influência são os ucranianos e os bielo-russos (eslavos).
As repúblicas autônomas na maioria das vezes abrigam as minorias étnicas da Rússia. Essas repúblicas têm governos, parlamentos e membros na esfera federal situados em Moscou, no entanto, todas as leis são subordinadas à Federação