situacao problema
Os dados citados no texto foram retirados de: gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=250664 acessado em 25/02/2012
O êxodo da população rural em direção às cidades é um processo vinculado ao desenvolvimento das sociedades modernas e um dos fatores responsáveis pela urbanização acelerada. Essa urbanização acelerada causa uma série de problemas tais como: a violência, miséria dentre outras questões sociais.
Destacando-se a violência, durante dois anos – 2008 e 2009, com autorização do Conselho de Ética da Universidade de Ciências e Saúde de Alagoas, o perito João Alfredo Tenório Lins Guimarães, lotado no IML Estácio de Lima, entrevistou, no setor de psicologia do órgão, 303 crianças e adolescentes vítimas de violência. A pesquisa avaliou variáveis como: tipo, formas, local da prática da violência, classificação econômica das vítimas e identificação do agressor. Os dados apontaram que 47,8% foram vítimas de agressão física e o sexo feminino foi preponderante entre as crianças e adolescentes. Quanto a classe social 80% dos entrevistados estão inclusos nas faixas C, D e E. O patriarcalismo, problemas econômicos, etnia e baixa escolaridade são alguns dos fatores que mantém estreita relação com a prática da violência contra crianças e adolescentes.
A partir do cenário acima descrito imagine que você é o estagiário (a) de psicologia que recebe a mãe de uma menina de 10 anos. A criança que fez parte da pesquisa foi encaminhada para um psicodiagnóstico. A mãe traz como queixa a dificuldade escolar e de socialização da filha (a criança está retida no 1º ano, não se socializa bem com os colegas da escola e nem com os da comunidade onde mora). Presencia situações de conflito em casa e violência doméstica.
1) Quais os tópicos que você incluiria na entrevista inicial com a mãe da criança?
2) Como a criança apresenta dificuldades escolares, ao longo do processo psicodiagnóstico será incluída uma visita à escola. Que questões