Site Specific
Definições:
1.Trabalhos de site specific em Arte são aqueles que acontecem em determinados lugares e momentos escolhidos pelo artista e que dialogam com o meio circundante, para o qual a obra é elaborada. A noção de site specific liga-se à idéia de arte ambiente, que sinaliza uma tendência da produção contemporânea de se voltar para o espaço – incorporando-o à obra e/ou transformando-o -, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou áreas urbanas. Podem ser uma instalação em praça pública, uma transformação na natureza, o registro de algum movimento ou procedimento que se pretenda entender como Arte.
Diante da expansão da obra no espaço, o espectador é convocado a se colocar dentro dela, experimentando-a; não como observador distanciado, mas parte integrante do trabalho. As obras ou instalações site specific remetem à noção de arte pública, que designa, em seu sentido corrente, a arte realizada fora dos espaços tradicionalmente dedicados a ela, os museus e galerias. A ideia que se trata de arte fisicamente acessível, que modifica a paisagem circundante, de modo permanente ou temporário.
Onde mais tem site specific?
No Brasil, aproxima-se da ideia de site especifc e arte ambiente o projeto organizado pelo Itaú Cultural em 1999. Foram convidados nove artistas – Angelo Venosa (1954), Artur Barrio (1945), Carlos Fajardo (1941), Carmela Gross (1946), Eliane Prolik (1960), José Resende (1945), Nelson Felix (1954), Nuno Ramos (1960) e Waltercio Caldas (1946), para realização de diversas experiências artísticas sobre o ambiente natural. As intervenções foram feitas em diferentes lugares das fronteiras do Brasil com países do Mercado Comum do Sul (Mercosul).
FRONTEIRA, FONTE, FOZ, é uma das intervenções realizadas pelo projeto Fronteiras, idealizado pela artista Carmela Gross em 2001, a obra trate-se de um mosaico português, de 1.600 m2, para uma praça na cidade de Laguna, em Santa Catarina.
Fonte: