sistena digestorio
Nutrição 2º semestre
Guarulhos-SP 04-10-20
Faculdade educacional anhanguera-ltda
Nutrição 2º semestre
Guarulhos, 03-10-2013
Introdução
Os órgãos do sistema digestório propiciam a ingestão e
Nutrição do que ingerimos, permitindo com que seja feita a.
Absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas.
Não utilizadas pelo nosso organismo, como a celulose.
Aquilo que ingerimos em um composto digerido, formado.
Por partes diminutas que poderão passar pelas paredes dos nossos órgãos. Chamamos esses processos de sistema digestivo, ou sistema digestório.
Sistema digestório
Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas ao longo deste processo, iniciado na boca.
Boca
A maioria dos mamíferos mastiga o alimento antes desse atravessar a faringe. Tal ato permite sua diminuição, umidificarão e, em alguns casos, o contato com enzimas digestivas presentes na saliva (amilase e ptialina), que são responsáveis pela transformação de glicogênio e amido em maltose. Nessa fase da digestão, a língua tem um importante papel: além de auxiliar na diminuição e diluição do alimento, permite a captura de sabores, estimulando a produção de saliva. Os sais presentes nesta última neutralizam a possível acidez do alimento.
Faringe – Esôfago
Após a mastigação, o bolo alimentar passa pela faringe e é direcionado para o esôfago. Lá, movimentos peristálticos permitem que o bolo seja direcionado ao estômago. Tal processo mecânico permite, além desta função, misturá-lo aos sucos digestivos. Algumas aves possuem nesse órgão uma região conhecida popularmente como papo, onde o alimento é armazenado e amolecido.
Estômago
No estômago, o suco gástrico – rico em ácido clorídrico,