sistemastermicos2
2384 palavras
10 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISEngenharia Mecatrônica
Caio Teixeira Basilio
ANÁLISE DE UM TROCADOR DE CALOR BITUBULAR ÁGUA-ÁGUA OPERANDO EM
CONTRA-CORRENTES E EM CORRENTES PARALELAS
Belo Horizonte
2015
1. Introdução
Um trocador de calor ou permutador de calor é um dispositivo para transferência de calor eficiente de um meio para outro. Tem a finalidade de transferir calor de um fluido para o outro, encontrando-se estes a temperaturas diferentes. Os meios podem ser separados por uma parede sólida, tanto que eles nunca se misturam, ou podem estar em contato direto. [ Um permutador de calor é normalmente inserido num processo com a finalidade de arrefecer (resfriar) ou aquecer um determinado fluido. São amplamente usados em aquecedores, refrigeração, condicionamento de ar, usinas de geração de energia, plantas químicas, plantas petroquímicas, refinaria de petróleo, processamento de gás natural, e tratamento de águas residuais.
2. Objetivos
Estudar a eficiência do trocador de calor, comparando a efetividade do escoamento em contracorrente e paralelo.
2.1 Objetivo Específico
Determinar a taxa de transferência de calor, a DTML, o coeficiente global de transferência de calor e a efetividade para cada modo de operaçãodo trocador de calor.
3. Revisão Bibliográfica
3.1. Trocadores de calor de contato indireto
Em um trocador de calor de contato indireto, os fluidos permanecem separados e o calor é transferido continuamente através de uma parede, pela qual se realiza a transferência de calor. Os trocadores de contato indireto classificam-se em: trocadores de transferência direta e de armazenamento.
3.2. Tipo de trocadores de transferência direta
Neste tipo, há um fluxo contínuo de calor do fluido quente ao frio através de uma parede que os separa. Não há mistura entre eles, pois cada corrente permanece em passagens separadas. Este trocador é designado como