sistemasoperacionais
Universal Serial Bus (em português, Barramento Serial Universal) é um tipo de dispositivo de interface padrão de conexão de periféricos ao computadores, tanto para desktop quanto para notbooks. A interface segue o modelo plug-and-play possibilitanto a conexão e desconexão do dispositivos sem precisar desligar a máquina, e traz diversas vantagens ao usuário, como a versatilidade, ampla compatibilidade, facilidade no uso e alta velocidade. Porém seu uso é mais comum em conexões de periféricos de baixa à média banda, como câmeras digitais, celulares, leitores de cartões de memória Flash, joysticks, impressoras e scanners. O USB teve algumas versões da interface ao longo dos anos, mas as atuais são 2.0 e 3.0.
USB 2.0:
A versão 2.0 foi lançada em abril de 2000 e é a que sofreu mais modificações. Permite a possibilidade de carregadores para os dispositivos, seja um host (computador ou outro dispositivo onde o USB esteja conectado) atuando como carregador ou seja um carregador dedicado. Porém sem mudanças física de versões anteriores, ou seja, o conector continuou o mesmo que o conector usado anteriormente e a versão 2.0 possui um mecanismo que permite que seja possível a comunicação com versões antigas do USB.
USB 3.0: Esta versão foi criada em 2008, mas só foi lançada ao mercado em 2012. Mantendo praticamente a mesma arquitetura e a mesma praticidade do USB 2.0, porém algumas melhorias que deu a sua designação comercial de USB SuperSpeed. Tem a compatibilidade com as versões anteriores, entretanto com a limitação de velocidade relativa à versão mais antiga dentre as conectadas.
Diferenças entre um dispositivo e outro:
Apesar de manter a mesma araquitetura, essa duas versões vêm com algumas diferenças, são elas:
Transmissão bidirecional de dados: na versão 2.0 (e anteriores), o padrão USB permite que os dados trafeguem do dispositivo A para o B e do dispositivo B para o A, mas cada um em sua vez. No padrão 3.0, o envio