Sistemas
SISTEMA DIGESTÓRIO
I – INTRODUÇÃO: 1. Generalidades:
Este sistema está disposto em forma de um tubo digest ivo, por onde os alimentos transitam e sofrem seu processo de degradação. Este tubo recebe a secreção de glândulas anexas para auxiliar na digestão d os alimentos. É um sistema aberto, para permitir a eliminação dos materiais não aproveitáveis pelo organismo .
2. Conceito:
É o conjunto de órgãos responsáveis pela apreensão, mastigação, deglutição, digest ão e absorção dos alimentos, repondo o material plástico importante para o metabolismo celular .
3. Disposição geral:
Seus órgãos ocupam diversos segmentos do corpo: cabeça, pescoço e tronco.
4. Divisão: 4.1. Tubo digestivo:
É composto por uma seqüência de órgãos tubulares, por onde transitam os alimentos É constituído pela boca (cavidade bucal), faringe, esôfago, estômago, intestinos (delgado e grosso), canal anal e ânus.
4.2. Glândulas anexas:
São glândulas cujas secreções auxiliam na digestão dos alimentos dentro do tubo digestivo. São elas: glândulas salivares, fígado e pâncreas.
2
II – ESTUDO DO TUBO DIGESTIVO: 1. Boca ou cavidade bucal : 1.1 – Conceito:
É a porção inicial do tubo digestivo , onde ocorre a apreensão, mastigação, insalivação e deglutição dos alimentos e a primeira digestão do amido .
1.2 – Divisão:
1.2.1 – Vestíbulo: É a região da cavidade bucal anterior à gengiva e às arcadas dentárias. 1.2.2 – Cavidade bucal propriamente dita: É a região da cavidade bucal posterior à gengiva e às arcadas dentárias.
1.3 – Limites:
1.3.1 – Anterior: a. Lábios: são duas pregas musculares (músculo orbicular da boca) revestida s internamente por uma mucosa contendo glândulas e outra externa constituída de pele. 1.3.2 – Posterior: Istmo das fauces. 1.3.3 – Laterais: Bochechas (músculo bucinador). 1.3.4 – Superior: a. Palato duro: lâminas ósseas e mucosa com cristas transversais . b. Palato mole: muscular (impede a passagem do ar proveniente da cavidade nasal no momento da