sistemas
Introdução
Quando escutamos o termo “digital”, pensamos imediatamente em “calculadora digital” ou “computador digital” . Provavelmente, esta associação deve ser atribuída à popularidade que estas máquinas adquiriram devida à queda acentuada em seus preços, tornando-se acessíveis à grande maioria das pessoas. Apesar disso, é importante saber que as calculadoras e computadores representam apenas uma parcela do grande leque de aplicações de circuitos digitais. Estes circuitos podem ser encontrados em produtos eletrônicos como, p. ex., videogames, fornos de microondas, sistemas de controle automotivos e equipamentos de teste, como medidores, geradores e osciloscópios. As técnicas digitais vieram substituir alguns dos antigos “circuitos analógicos” usados em produtos de consumo, como rádios, TVs e equipamentos de áudio de alta fidelidade. Nesta disciplina, estudaremos os princípios e técnicas que são comuns a todos os sistemas digitais, partindo da mais simples chave liga-desliga ao mais complexo computador. Se esta disciplina alcançar o objetivo desejado, certamente você compreenderá, o funcionamento dos sistemas digitais, podendo aplicar esse conhecimento na análise e reparo de muitos desses sistemas.
Conceitos Básicos
O conceito de Sistema é de aplicação bem ampla, como atestam os Sistemas Físicos, os Sistemas Biológicos, os Sistemas Sociais, etc... e pode ser entendido através de sucessivas definições:
Definição abstrata: Um sistema é uma disposição, conjunto ou coleção de elementos, conectados ou relacionados de tal maneira a formarem um todo.
Definição específica: Um sistema é uma disposição de componentes físicos (dispositivos), conectados ou relacionados de tal maneira a formar e/ou “atuar como” um conjunto.
Definição particular: Um sistema de controle é uma disposição de componentes físicos, conectados ou relacionados de maneira a comandar, dirigir ou regular a si mesmos ou a outros