SISTEMAS E SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO, TELEFONIA CELULAR E PROCESSAMENTO COM E SEM CONEXÃO
Adriel, Secco; Matheus, Beck; Thiago, Febras1
Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon2
Resumo
Palavras chave: Palavra 1; Palavra 2; Palavra 3.
1. Introdução
Ao longo dos anos a Computação Móvel ganhou espaço no cotidiano de maneira que se tornou o veículo facilitador da comunicação de modo geral. Para haver essa troca de informações, é necessário um modo de transmissão de dados. Este trabalho se resume a caracterizar os tipos de transmissão usadas para a comunicação móvel. é necessário compreender como isso (essa transmissão) ocorre.
2. Revisão Bibliográfica
Histórico A comunicação sem fio já era usada tempos antes da chegada dos celulares. Rádio AM e FM, comunicação naval, e a própria televisão. O serviço ‘paging’ também antecede a rede de celulares. É um serviço de mensagem unidirecional (médicos eram chamados pelos seus pagers em hospitais.).
Curiosidade
O primeiro sistema de comunicação móvel foi um sistema de radio utilizado pela polícia de Detroit em 1928 [16]. De uma forma um pouco mais detalhada a evolução tecnológica seguiu os seguintes passos:
Linha do tempo:
1928 – A Polícia de Detroit introduz um sistema de acionamento de carros baseado em radiodifusão (unidirecional) na faixa de 2 MHz.
1935 – Modulação em Frequência - FM (Frequency Modulation) surge como alternativa para a Modulação em Amplitude - AM (Amplitude Modulation), reduzindo os problemas de ruídos na transmissão, ou melhor desempenho com relação a perda de sinal, ou desvanecimento.
1947 – AT&T lança o IMTS (Improved Mobile Telephone Service), um sistema de transmissão onde apenas uma torre de alta potencia atendia uma grande área ou cidade. Em seguida, AT&T Bell Labs propõe o conceito celular.
A partir dai a comunicacão sem fio vem evoluindo e destacando várias sub-áreas entre elas a comunicacão celular, a comunicacão móvel, serviços de comunicação pessoal,