Sistemas Web e Novas Mídias
Resumo – este trabalho apresenta um breve comparativo entre os motores de jogos mais utilizados no mercado atualmente. Suas vantagens, desvantagens, custos, dispositivos alvo, aplicações de sucesso desenvolvidas em seus sistemas e tipos de licenças disponíveis para o mercado de desenvolvedores independentes.
I. Introdução Atualmente, a demanda por qualidade gráfica e maior realismo nos jogos está em alta, visto que os consumidores buscam sempre um visual mais realista. Isso implica na necessidade de uma constante melhoria em termos de animações, render, inteligência artificial e dinâmica de cenários. Portanto o trabalho de artistas e animadores é crucial para o sucesso de um jogo e na prosperidade de um estúdio de desenvolvimento. Com o passar dos anos, as ferramentas utilizadas nas várias etapas de criação dos jogos sofreram diversas alterações com o intuito de facilitar a sua utilização e, com isso, aumentar o interesse das pessoas por essa atividade. A maioria dos grandes estúdios hoje em dia utiliza algum tipo de motor de jogos (do inglês, game engine) em sua produção. Alguns deles desenvolveram suas próprias engines e disponibilizaram as mesmas para outros estúdios ou até mesmo para o público de desenvolvedores independentes. Há também uma demanda crescente por aplicações multimídia, uma vez que a tecnologia evolui e o acesso à mesma torna-se cada vez mais barato. Exemplos disso são as aplicações que permitem ao usuário interagir com o ambiente ao seu redor com o auxílio de smartphones e tablets e, desta forma, conseguir acesso a recursos virtuais que até então não estavam disponíveis. Neste trabalho será realizada uma comparação entre as principais engines disponíveis no mercado atualmente, detalhando e exemplificando a sua utilização.
II. game Engines Game engine é uma aplicação utilizada para criar e desenvolver jogos digitais. Trata-se de uma plataforma de desenvolvimento que engloba