SISTEMAS VENCEDORES DE COPAS DO MUNDO
2899 palavras
12 páginas
CURSO DE GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICAFUTEBOL DE CAMPO
SISTEMAS VENCEDORES
DE
COPAS DO MUNDO
JOÃO PESSOA, 2014
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
SISTEMAS VENCEDORES DE COPAS DO MUNDO
Trabalho apresentado ao curso de Licenciatura em Educação Física como requisito parcial para aprovação da disciplina Futebol de Campo
JOÃO PESSOA, 2014
1. INTRODUÇÃO
Desde 1871 o futebol já era jogado com 11 jogadores em cada equipe e somente o goleiro poderia usar as mãos, assim como é hoje em dia.
Com a evolução desse esporte viu-se a necessidade de elaborar estratégias e esquemas táticos para que suas equipes pudessem levar vantagens em relação aos adversários.
Como em uma guerra, embora não seja o futebol é o confronto entre duas nações representadas pelos seus “guerreiros” no campo. Assim se comparando ele adapta o conceito de tática utilizado nas guerras que é: a arte de dispor e ordenar tropas para combate.
Agora, falando apenas de futebol, podemos acrescentar outro conceito, já que as equipes são compostas por pelo menos três setores – defesa, meio-campo e ataque, é preciso aplicar um sistema, que coordene dando a equipe uma estrutura organizada.
Então desde 1863, ano em que nasceu o futebol regulamentado até 1871, a distribuição dos jogadores em campo percorreu do 1-1-8 ao 2-2-6, e também o 1-2-7. Dessa forma podemos notar que o futebol mostrava tendência de jogar a partir do meio campo.
Em 1883 os espaços foram melhores ocupados após o surgimento do 2-3-5, também chamado de sistema CLÁSSICO ou PIRÂMIDE.
O WM um marco tático no futebol veio a partir de 1925, fortalecendo a defesa com o recuo de um meia. Caracterizou-se pela presença de quatro homens no meio - campo, vendo importância do trabalho nesse setor. Sendo também chamado de quadrado mágico.
“As evoluções táticas que o futebol sofreu desde a sua origem chegaram a um ponto que se