Sistemas sanguineos abo
Sistema ABO
A transfusão de sangue incompatível pode provocar queda de pressão, escurecimento da visão, desmaio e até a morte.
Esses efeitos são devidos a uma reação de aglutinação, ou seja reunião de hemácias em massa, seguida de destruição, que podem obstruir capilares, provocando embolias; isso ocorre porque há certa incompatibilidade entre as hemácias de determinados indivíduos e o plasma de outros.
Em 1901 Karl Landsteiner observou que, ao misturar sangue de um indivíduo com o plasma do outro, surgiam em determinados casos, a reação de aglutinação. Sabemos hoje que é causada por uma reação antígeno - anticorpo.
No c orpo d os s eres v ivos, u ma s ubstância e stranha p ode desencadear a produção de anticorpo (proteínas de defesa), que é sempre uma proteína denominada imunoglobulina.
Antígenos são as substâncias que estimulam a produção de um anticorpo. A reação entre o antígeno e o anticorpo é específica.
Os antígenos do sistema ABO são denominados por aglutinogênio A e a glutinogênio B ; s ão e ncontrados n as h emácias; o s a nticorpos correspondentes são a aglutinina anti – A e aglutinina anti – B; são encontrados no plasma do sangue. Esses anticorpos são naturais, isto é, não necessitam da presença do antígeno para ser produzido.
Conforme os aglutinogênios, que estão presentes nas hemácias, as pessoas são classificados em quatro grupos: A, B, AB e O.
Grupo sangüíneo
(fenótipo)
Aglutinogênio
(hemácias)
Aglutinina
(soro)
A
A
Anti - B
B
B
Anti - A
AB
AeB
-
O
-
Anti – B
Anti - A
A determinação do grupo sangüíneo pode ser feita através da tipagem sangüínea. Misturando uma gota de sangue a ser identificada com uma gota de soro anti–A e anti–B, observa-se o resultado abaixo:
Determinação dos grupo sangüíneos ABO por aglutinação em lâmina.
Possibilidades de transfusão
Para ocorrer a transfusão de sangue, deve haver compatibilidade entre as hemácias do doador e o