Sistemas resenha
INFORMAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO EM UM ÓRGÃO PÚBLICO
Tricia Munari Pereira1
Maria Terezinha Angeloni2
Resumo
O objetivo principal deste estudo consistiu em investigar de que forma acontece a comunicação entre os desenvolvedores e os usuários na definição de um Sistema de
Informação – SI - no Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. A abordagem utilizada foi qualitativa e do tipo: estudo de caso com um enfoque exploratório. A pesquisa contou com a participação de três desenvolvedores e quatro usuários de dois
SI. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e observação assistemática participante. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa constatam a necessidade de utilização de uma metodologia para a definição do Sistema de Informação. Verificam que a comunicação utilizada na definição do sistema é realizada essencialmente por meio da comunicação verbal e que existem diferenças de percepções e de linguagem na comunicação entre os desenvolvedores e os usuários.
Palavras-chave: Desenvolvedores. Usuários. Sistemas de Informação. Comunicação.
1 INTRODUÇÃO
Na sociedade contemporânea, os integrantes das organizações, independentes do nível em que atuam, precisam desenvolver capacidades para lidar com o excesso de informações e com um número cada vez maior de novas tecnologias. Hoje é senso comum, segundo Gonçalves Junior e Leitão (1997), a importância que os Sistemas de Informação passaram a ter para o desempenho das organizações.
Apesar do volume e tipos de SI disponíveis para dar suporte ao gerenciamento das organizações, sua qualidade e adaptabilidade à organização nem sempre é adequada.
1
Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
Rua Esteves Jr, 187 apto 203, Centro, Florianópolis, SC. CEP: 88015-130. E-mail: tricia@tce.sc.gov.br.
2
Doutora em