Sistemas Partidários e Sistemas Eleitorais
Notas de Aula
1) Definições
Sistema Partidário = conjunto formado pelos partidos políticos, cuja abordagem pode focalizar o número de partidos e a interação competitiva entre estes e com os eleitores. Sua importância reside na estruturação das escolhas dos representados e na estabilização política.
Sistema Eleitoral = fórmula para transformar votos em cadeiras no Legislativo
2) Sistemas Partidários
O que explicaria o número de partidos de uma democracia, isto é, o formato do sistema partidário?
Existem três explicações: a sociológica, a ideológica e a institucionalista.
Na interpretação sociológica, o número de partidos tem ligação direta com o número de clivagens (dimensões de conflito) sociais existentes. O importante é saber que tipo de clivagem se manifesta de forma mais saliente do que outras, que tipo de alianças elas produziram num determinado país, e que conseqüências o conjunto de forças teve na construção de consenso dentro de um estado nacional.
O livro de Lipset e Rokkan, Party Systems and Voters Alignements, publicado em 1967 foi um marco para as explicações sociológica e ideológica dos sistemas partidários. Nele os autores atribuem à heterogeneidade dos interesses e grupos sociais a emergência de diferentes sistemas partidários na Europa ocidental nos séculos 19 e 20.
Para eles, o número e a força relativa dos partidos europeus seria determinado por dois eventos históricos cruciais: uma revolução nacional (a construção de estados-nação modernos e seculares) a revolução industrial.
À medida que as elites estatais se engajavam na construção de um aparato administrativo único e de uma burocracia centralizada, elas entraram em conflito com dois grupos sociais: os membros de territórios periféricos e a Igreja Católica.
Por sua vez, a revolução industrial gerou duas dimensões adicionais de conflito: entre o campo e a cidade (sobretudo em torno de questões comerciais) e,