Sistemas para administração
Os sistemas recebem matéria, energia e informação e os devolvem transformados ao ambiente. Nessa transformação, entram matéria-prima, trabalho, informações e tempo, dentre outros, e saem bens materiais, imateriais e serviços, graças às atividades planejadas e coordenadas dentro dele. Um sistema deve ser dinâmico, onde há a retroalimentação (o feedback), resultante da integração com o ambiente, a fim de se auto-regular. Para avaliar suas atividades e seus resultados, são realizados testes de controle de qualidade, avaliação de desempenho, pesquisas, e estudos de usuários.
Os sistemas têm tendência a se dissolverem ao longo do tempo, graças à perda de energia, a chamada Entropia. Então devem importar energia livre - de fora deles mesmos - para que o estado final seja mais elaborado que o inicial (evolução contínua).
As classificações dos sistemas são: concretos (existem fisicamente) e abstratos (modelos e representações); naturais (existem na natureza) e artificiais (criados pelo homem); abertos (realizam trocas com o meio ambiente) e fechados (não realizam essas trocas).
Com base nos sistemas, existe, então, a abordagem sistêmica, que aumenta as chances de entendimento do objeto da análise. Para que seja realizada, deve-se dividir o sistema em sistemas menores, identificar todas as suas partes, observar os detalhes de cada